Se um ladrão toma algo que pertence a outra pessoa sem estabelecer contato com ela comete furto. Se houver contato com a vítima, violência ou ameaça, é roubo. Assalto é um termo que não existe no direito, mas equivale ao roubo.
Três motivos estão sempre presentes. A intenção os meios e a oportunidade. Reduzir a intenção e os meios é mais complexo, envolve políticas públicas de educação, segurança e, se bem conduzidas, um prazo para resultados. Resta-nos então, individualmente, tratar a oportunidade.
Reduzir oportunidades de que tais eventos ocorram é um meio eficaz, imediato e pratico de se proteger.
Para reduzir as oportunidades de que um bandido possa agir, para cada situação e lugar haverá sempre um comportamento ou um meio a utilizar.
Ex.:
No trânsito, evite dirigir com portas destravadas, deixar expostos bens que chamam a atenção, carteiras, bolsas, malas, talões de cheques ...etc.
No banco e caixas eletrônicos, recuse ajuda de estranhos, utilize aqueles de locais mais movimentados e iluminados, preste atenção a sua volta, não carregue grandes quantias e principalmente evite as rotinas em se tratando de movimentação de dinheiro.
Em casa, não contrate serviços de estranhos, tire referências pessoais, mantenha sempre o local iluminado, e procure manter distância ao atender desconhecidos. Mantenha fechadas ou sob supervisão, portas e janelas. Não de informações por telefone, evite comentar sobre posses ou haveres em locais públicos e para desconhecidos.
Contribui muito na medida em impede o acesso de pessoas não autorizadas, faz a supervisão das portas, janelas e áreas internas, emite um aviso de alarme em caso de intrusão e principalmente faz a comunicação remota da anormalidade. Esta comunicação remota é chamada de monitoramento.
Sim, o monitoramento 24hs é um serviço ininterrupto que aciona ou toma determinadas medidas, previamente acertadas com o responsável pela propriedade, em caso de alarme. Algumas empresas, não são a maioria, oferecem junto com o serviço de monitoramento a manutenção gratuita do sistema instalado.
A maior delas é que como o contrato especifica um valor fixo e mensal, a empresa fará o possível para que a manutenção seja mínima. Para isto seja possível ela oferecerá sempre os produtos de melhor qualidade e desempenho, e sua instalação condizente com a expectativa de poucos defeitos. Ganha a empresa e ganha o cliente com a compra de melhores produtos e serviços.
Sim, como toda relação de prestação de serviços deverá sempre existir um contrato claro e escrito e formatado com fontes de tamanho 12 no minimo (Conforme a lei 11.785/08) e preferencialmente registrado em cartório. Verifique sempre se há prazos e multas no caso de cancelamento dos serviços. Atenção também deve ser dada, ao serviço que esta sendo oferecido com todas as ressalvas e obrigações das partes envolvidas.
Como o próprio nome diz trata-se de um sinal de alarme sem motivo aparente. Deve ser evitado, visto que alem de comprometer a confiança no sistema instalado, por ser repetitivo causa desconforto e incomodo aos vizinhos.
Diversos fatores podem ocasionar alarmes falsos. O mais comum é a qualidade dos equipamentos instalados. Outro fator é a instalação em local impróprio ou o sensor inadequado para o local. Uma porta ou janela mal travada pode também ocasionar alarmes falsos e neste caso em particular repetitivos.
O meio tradicional e que esta sendo progressivamente substituído é a linha telefônica. Hoje a tecnologia proporciona meios mais seguros como os sistemas via radio, os sistemas de comunicação celular chamado GPRS e a internet.
Circuito Fechado de Televisão. Trata-se de um sistema de coleta e apresentação de imagens instalado dentro de uma propriedade. È composto por câmeras conectadas a um aparelho gerenciador que tem a função de mostrar as imagens em uma tela, gravar imagens em mídia e apresentá-las numa rede de computadores locais ou pela internet. Assim é possível acessar as câmeras de qualquer lugar remoto desde que tenha as senhas e os acessos disponibilizados.
As imagens fornecidas pelas câmeras são processadas pelos gerenciadores possibilitando serem utilizadas da forma mais conveniente ao usuário.
A principio fazem três funções:
1- Oferecem recursos de visualização a escolha do usuário.
2- Salva as imagens em arquivos permanentes.
3- Disponibiliza as imagens na rede para acesso remoto.
Além dos recursos de imagem de cada tipo de câmera, alta, media ou baixa resolução, o mais provável é instalação em local inadequado.
O erro mais comum verificado é o local de instalação. O excesso de luz frontal ou a falta de luz na cena desejada prejudicam a imagem. Muitas vezes a avaliação da iluminação do local a ser instalado é feita sem levar em consideração as mudanças das condições ao longo do dia ou da noite. Muitas vezes um local que em dado momento pode ser o ideal não é tão propicio como parece se em outros períodos mais longos não oferecer as mesmas condições.
Portanto o equilíbrio entre a necessidade de visualização de uma determinada cena e os vários pontos de instalação que ela oferece ao longo de todo o período é o ideal a ser alcançado pelo instalador.
Qualidade do cabeamento, fontes de alimentação e conectores também colaboram para manutenção de boa imagem.